sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A importância da atividade física aos soropositivos

Todos nós sabemos que atividade física faz bem para a saúde, porém aos soropositivos é ainda mais importante por estimular o sistema imunológico. 
Pesquisas apontam que exercícios aeróbicos por pelo menos 20 minutos com a frequência de 3 vezes na semana já podem ajudar no aumento do CD4 e melhora a aptidão cardiopulmonar.
Além disso também melhora o estado psicológico dos soropositivos, diminuindo os níveis de ansiedade, depressão e estresse, fazendo com que se socialize mantendo contato com outras pessoas e sentindo que pode fazer qualquer atividade normalmente apesar de sua sorologia. 
Também ajudam a controlar, amenizar e prevenir alguns efeitos colaterais dos antirretrovirais como a lipodistrofia, mau colesterol, diabetes e triglicérides elevados. A musculação, além dos aeróbicos também se mostra eficiente contra a lipodistrofia segundo estudos. 
Sempre importante consultar um médico antes de iniciar as atividades físicas. 

O mais interessante de tudo isso é que além dos benefícios físicos o soropositivo pode perceber que tem poder de fazer de tudo, que não é o vírus que irá impedi-lo, pode se exercitar, trabalhar, estudar, viajar, namorar, tudo!
Então, bora pra academia!?

Edna





Fontes:
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/649/660
http://www.aids.gov.br/pagina/atividade-fisica
http://www5.usp.br/11225/musculacao-e-eficiente-contra-a-lipodistrofia-no-hiv-aponta-estudo-da-eerp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário