segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O “susto”

Infelizmente já vimos na tv várias reportagens de médicos despreparados onde já esqueceram materiais de uma operação dentro do paciente, operam a perna errada de uma pessoa, diagnóstico errado para uma certa doença etc. Foram vários casos desse tipo isso porque só alguns chegam na mídia fora os que não ficamos sabendo.
Eu nunca tinha passado por isso antes. Mas depois que recebi meu diagnóstico em Outubro passado senti na pele alguns desses despreparos.

No primeiro caso foi num posto de saúde onde fui fazer um teste rápido, esse já foi relatado numa outra postagem minha em detalhes. Mas só relembrando que depois da primeira picadinha a enfermeira me chamou para a segunda picadinha para o novo teste. Nessa hora ela tremia muito, não sei se era de medo (medo dela pegar ou medo de me passar o diagnóstico). Percebi que ela estava muito nervosa.

O segundo caso aconteceu na semana passada.
Fui tomar a 2ª dose da vacina ant Hepatite B num posto de saúde perto de minha casa. Essa vacina está em falta nesse posto, então me indicaram um outro posto de um bairro próximo.

No dia seguinte fui nesse outro posto, chegando lá aguardei um pouco até q fui chamado.
Quando fui chamado me dirigi até a sala, sentei na cadeira e a enfermeira fez um cadastro onde tive q revelar o porque da vacina.
Ela perguntou que tratamento eu estava fazendo para adicionar no cadastro, disse que sim, falei que era sobre Hiv.
Nessa hora percebi que ela mudou seu comportamento em diante, ela ficou um pouco assustada, começou a falar uma história bem "estranha" que foi assim:

 - Sabe moço sabe, ontem me furei com uma agulha de uma paciente aqui que veio tomar vacina e corri no hospital e perdi todo o meu dia lá...

Eu ouvi aquilo e achei estranho do jeito que ela falou, e pensei que o certo seria ela ter se dirigido no CTA, que por outro lado o atendimento é rápido e confiável, se fosse o caso ela tomaria o PEP. Mas tudo bem, fiquei na minha e não comentei nada.
Na hora que fui liberado, perguntei a ela se era melhor eu vir tomar a vacina direto com eles nesse posto. Ela imediatamente me disse:

- Não, você pode ir no posto perto de sua casa, sua vacina estará lá!

Eu olhei para ela e falei:

- Sim está bem então, obrigado.

Daí me levantei e sai da sala.
Na volta para casa fiquei com essa cena em mente, reparei q a história que ela me contou foi um pouco "estranha". Parecia ter sido inventado por ela, mas tudo bem.
Vi que infelizmente sim, existem profissionais dessa que estao desqualificados, o que não seria para acontecer.

Até quando?

Abraços.

...Breno...


Nenhum comentário:

Postar um comentário