terça-feira, 26 de janeiro de 2016

De onde vem o preconceito com o HIV?...

Segundo o dicionário, Preconceito:
1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 
2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 
3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.

Ás vezes eu me pego pensando, me perguntando mentalmente, porque as pessoas têm tanto preconceito e ás vezes até medo do HIV? 
Se para para pensar, acho que é simples, cheguei a essa conclusão:

As pessoas têm preconceito pelo fato de não ter conhecimento adequado sobre o assunto... O preconceito é fruto de pouca informação...

Analiso mais um pouco, penso na época da escola, levavam profissionais da saúde e apresentavam até teatros sobre DSTs em geral, mostravam fotos de órgãos sexuais em situações deploráveis, panfletos e distribuíam preservativos, porém tratavam sempre como uma punição "se pegar uma doença dessas vocês vão sofrer, o tratamento é doloroso, AIDS mata e etc etc etc", porém nunca explicando que a vida não está perdida se você contrair uma doença, que em nossas vidas tudo pode acontecer e somente o que põe um ponto final em nossas vidas é a morte. 
Não é colocando medo que as pessoas vão compreender que devem se proteger, mas sim aprendendo mais e mais, quanto mais informação se tem mais as pessoas vão compreender o motivo de se proteger e também não ter preconceito por saber exatamente do que se trata cada uma dessas DSTs (Inclusive o HIV que é chamado de AIDS nos lugares, já começando errado por aí, não necessariamente todo portador do HIV tem AIDS). 
Além disso é de mau gosto apresentar fotos dos órgãos sexuais "doentes" dando a impressão que toda pessoa que possui alguma dessas enfermidades se encontra nessa situação, o que não é verdade e acaba por contribuir mais ainda pelo preconceito.
Atualmente é mais difícil ver abordagens como essas, porém ainda existem e ainda continuam na mente das pessoas infelizmente...

Portanto, fica a dica: busquem conhecimento e espalhem conhecimento,sendo soropositivo ou não, só assim poderemos acabar com o preconceito!

Beijos e abraços, 
Edna


Não há motivos para ter medo de conviver com um soropositivo, pode abraçar, beijar, dividir o lanche...
Sexo: com preservativo, sendo soropositivo ou não isso é essencial!



Nenhum comentário:

Postar um comentário