domingo, 21 de fevereiro de 2016

Imortais



Bom, para começar o post de hoje quero dizer que nós Soropositivos somos pessoas normais ainda, o que aconteceu com nós claro que não queríamos mas como eu disse a minha Psicóloga no início: Se eu tenho HIV eu vou ter que aprender a viver com ele, não deixarei que ele tome conta de minha vida, mas farei dele apenas um detalhe.

Lembrai-vos que não somos Imortais, não é porque os medicamentos que tomamos para diminuir a Carga Viral e aumentar o CD4. Nós poderemos sim pegar uma virose, uma gripe, tosse, dengue etc... porque somos pessoas normais ainda e estamos sujeito a tudo isso como qualquer um. Claro que devemos ficar atentos aos sintomas pra que não afetem nosso tratamento, se a situação se agravar devemos procurar a(o) médica(o) do CTA onde você faz seu tratamento.

Pensando nisso nós não devemos sair por aí abusando da sorte e brincando com a saúde, isso serve para todo mundo.
Entendemos que a carga viral é uma avaliação quantitativa do RNA do HIV e fornece informações importantes usadas em conjunto com a contagem de linfócitos CD4:
*Para monitorar a infecção pelo HIV
*Para orientar o tratamento
*Para prever a evolução futura da doença

Manter a carga viral o mais baixa possível durante o máximo de tempo diminui as complicações, retarda a evolução da doença e prolonga a vida. Há vários métodos de avaliar a carga viral. Não devem ser comparados resultados de métodos diferentes. Usar sempre o mesmo método para acompanhar um pacientes específico.

Bom, na última terça dia 16 estive no CTA para uma consulta com minha médica para verificar os resultados do exames...

Dias anteriores eu e Edna estávamos nervosos e ansiosos com esses resultados porque sempre esperamos ótimos resultados.
Entrei no consultório apreensivo mas com esperanças de uma melhora em meu tratamento.
Logo de cara a médica pegou os resultados e ficou surpreendida e muito contente com o CD4 e Carga viral. Disse ainda que estou no caminho certo.

Vamos aos resultados:
·         Em Outubro de 2015 minha carga viral era de 35333 e o CD4 estava em 176.

·         * Hoje minha a carga viral está em apenas 55!!! E o CD4 aumentou para 270.

Visando um pequeno detalhe: esse último exame a coleta foi feita em 12/01 e a medica disse que se fizessemos uma nova coleta hoje(16/02) ela apostava que a carga estaria zerada e o CD4 até teria aumentado um pouco mais.

Analisando esses resultados vejo que essa batalha está valendo a pena e continuarei a fazer de tudo para eu ficar bem...

Antes de me despedir da médica tirei algumas dúvidas que eu tinha, acho que pode ser também de algumas pessoas, vamos lá:

O Pep(Profilaxia Pós-Exposição) é 100% confiável?
Bem, ela disse que não é 100% confiável, apesar de que ele deve ser utilizado em caso de risco que em alguns casos de sexo sem camisinha ou de violência sexual e também em caso de compartilhar seringas e também de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.
O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam. Se por acaso esse contato acontecer em um final de semana ou algum dia que o CTA de sua cidade esteja fechado, procure o hospital mais próximo de você, lá no hospital eles tem o PEP e sabem o procedimento a adotar.

Os remédios provocam envelhecimento precoce?
Alguns dias antes da consulta li e vi uns vídeos de umas matérias dizendo que os remédios antirretrovirais provocavam envelhecimento precoce.
Ela me garantiu que não, que provoca o envelhecimento precoce é o Vírus do HIV, os antirretrovirais servem para frear o vírus.

O Remédio Tenofovir perdeu efeito em nosso organismo para lutar com o HIV?
Ela me disse o seguinte:
- Algumas pessoas as adquirem resistência do HIV ao Tenofovir de duas maneiras: ou não tomam o medicamento como prescrito e então o vírus sofre mutação, ou são infectados por alguém com uma forma já resistente do vírus.
* Essa última pergunta fiz porque li umas matérias na Internet sobre esse caso, fiquei apavorado porque eu faço uso desse medicamento. Mas fiquei tranquilo depois que ela me explicou o porque dessas matérias por aí.

Um resultado “indetectável” não significa que a pessoa está curada, e sim que o HIV não estava presente no sangue no momento da coleta ou estava presente em quantidade abaixo do nível mínimo de detecção do método. Mesmo não sendo detectável no sangue, o HIV persiste integrado ao DNA de células dos tecidos, como “provírus” ou “DNA proviral do HIV”

Alterações da carga viral são muito importantes. Contagens crescentes indicam piora da infecção ou resistência aos medicamentos, e contagens decrescentes indicam inibição da replicação viral e melhora da doença.

Sempre fale com seu médico(a) , faça o tratamento corretamente. Por enquanto que a cura não seja descoberta nós temos uma nova chance de viver e viver bem.
Eu agradeço muito a Edna por estar do meu lado nessa luta e por confiar em mim e por dar forças todos os dias. 

Eu optei por VIVER mais, e não apenas existir.

Tomar remédio sem estar doente, é o que eu e muitos soropositivos sentem dia a dia..

Claro que por um lado é ótimo não estar doente, sou muito grato por isso sem dúvidas.

Jamais desista de si mesmo.

Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

Abraços

...Breno...



Nenhum comentário:

Postar um comentário