segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O que aprendi sobre HIV

Antes do HIV entrar em minha vida através do diagnóstico do Breno eu não tinha muita noção sobre esse tema, aliás era totalmente leiga tendo como informação só aquilo que a mídia prega e algumas palestras que vi na escola que passavam a mensagem de que se você pegasse AIDS estava ferrado e morto, fato esse que hoje sei que não é real. 
Vamos aos aprendizados:

-Não necessariamente quem tem HIV tem AIDS. A pessoa pode ter o vírus HIV em seu organismo, porém não desenvolver a AIDS que causa várias doenças oportunistas. 

-O soropositivo que toma medicação corretamente pode ser tornar indetectável, ou seja: ter a carga viral próxima de zero e quando se encontra nessa condição as chances de transmitir o vírus é baixíssima. 

-Não é como dizem na tv: transou pegou. Pode acontecer de você se relacionar com alguém que tem o vírus e não pegar, pois isso depende de muitos fatores como a carga viral da pessoa, se você tem alguma doença como hepatite pode ser mais fácil. Mas isso não é motivo para sair por aí transando com todo mundo sem camisinha. Camisinha sempre! 

-HIV realmente não tem cara, qualquer um pode ter... homem, mulher, criança, idoso, a pessoa sentada ao seu lado no ônibus, o dentista, o apresentador de TV, o gari, o empresário.... O vírus não escolhe cor, religião ou classe social.

-Existem pessoas imunes ao HIV, porém trata-se de uma condição raríssima em que pouca porcentagem de pessoas no mundo tem. 

-Os portadores de HIV vivem normalmente como todas as outras pessoas e podem trabalhar, estudar, namorar, transar... podem tudo, pois ao contrário do que muitos acreditam HIV não é sentença de morte e sim a oportunidade de uma nova vida com mais cuidados a saúde e dedicação as coisas boas da vida.

-Não há motivo para temer contatos com os soropositivos, pode abraçar, beijar, dividir comida, usar o mesmo banheiro, dormir na mesma cama, beber do mesmo copo, sexo somente com camisinha, fato aliás que devia ocorrer com todos soropositivos ou não: usar preservativo!

Muito amor e cuidem-se nesse Carnaval.
Edna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário