quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Decisão: abandonar o anticoncepcional

Como esse é um blog de trocas de experiências cotidianas e constantes aprendizagens eu resolvi compartilhar essa decisão que tomei, pois os motivos farão com que muitas mulheres repensem sobre esse assunto.

Dias atràs, navegando em uma rede social me deparei com uma postagem que chamou a atenção. Nela contava história de uma moça, que após fazer o uso da pílula, foi parar no hospital.
Então entrei na tal página: Um veneno chamado anticoncepcional.
Comecei ler os relatos, muitas meninas, até bem mais novas do que eu, com muitos problemas de saúde relacionados ao uso dessas substâncias.
É sabido e vem escrito na bula sobre esses riscos, em especial o de adquirir trombose, porém, nunca ouvi se falar tanto nisso, ocorrendo com mulheres de todas as idades, cores, classes sociais...
Complicações como: embolia pulmonar, avc, trombose... Dentre outras, que deixam sequelas, físicas e psicológicas nessas mulheres.

Desde os meus 18 anos faço uso desses hormônios, somando quase 7 anos em que tomei 4 marcas diferentes, sem pular nenhum mês e o meu objetivo era somente o de não engravidar. Sim esse objetivo foi alcançado, pois nunca engravidei.

Algumas coisas mudaram bastante ao longo desses quase 7 anos: aproximadamente 20 kilos a mais, dos quais não consigo me livrar de jeito nenhum, varizes, dores nas pernas, diminuição da libido, nervosismo em excesso misturado com períodos emotivos e também algumas coisas que nunca soube explicar como as vezes tinha uns "apagões" coisas de segundos de esquecer quem sou eu e o que estava fazendo.
Porém, pensava que isso tudo era normal, que era por estar adquirindo mais idade.
Mas, ao ler inúmeros relatos e depois pesquisar na internet mais a fundo, percebi que não estava sozinha e que não era normal, que esses remédios são mesmo venenos a nós mulheres!

E então juntou o útil ao agradável.
Eu já não me preocupo em engravidar, pois o Breno e eu usamos camisinha em todas as relações, nos cuidamos e nos protegemos muito.
Só estava tomando o anticoncepcional por uma eventual ruptura da camisinha eu não correr o risco de engravidar, mas arrumei uma solução de evitar o período fértil para que isso não aconteça.

Comentei com o Breno sobre minha decisão e fui totalmente apoiada por ele.
E o impacto foi tanto que no mesmo dia já abandonei e não tomei mais rs.
Então agora depois de 4 dias sem pílula eu estou com menos apetite, me sinto menos inchada, mas também mais nervosa. Veremos como serão os próximos dias.

Lembrando que cada cabeça uma sentença, eu achei que não estava me fazendo bem e abandonei. Mas consultem seus médicos antes de qualquer decisão, tirando todas as dúvidas.
Eu já tenho consulta marcada para mês quando vem.

Fiquem em paz.

Beijos e abraços.
Edna


Nenhum comentário:

Postar um comentário